Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Carro, esse destruidor financeiro.

No início do ano eu estava com a autoestima muito baixa por estar com 32 anos e ter interrompido o curso que estava fazendo, curso este que eu acredito que seria muito bom para minha carreira. Houveram problemas familiares, minha vida estava muito sem graça e eu pensei em comprar um carro "maneiro" para demonstrar o poder de "Homem solteirão bem de vida" que eu era. Acabei não comprando por medo das perspectivas do futuro da empresa e do meu emprego, teve o problemas de minha irmã também que me levaram 17k e que não voltaram até agora.

Eu estava namorando o Ford Focus TITANIUM 16V e automático, eu acho o carro muito bonito. Poderia pagá-lo a vista, sem precisar me lascar num financiamento. Fora o fato que ele seria um ima de piriguetes maravilhoso. Eu um baiano baixinho e troncudo até ficaria bonito nele.


Só que aí vem os problemas..............

O custo de manter um carro desse é muito alto. Dando uma pesquisada, encontrei o site do CarroMonstro e apresento a simulação se eu tivesse comprado o carro no início do ano, como eu queria.

Valor do carro a vista: R$ 84.017,00

Idade do monstro: 7 meses
Desvalorização Total: 7,1%
O carro teria desvalorizado R$ 6.007,00.

Custos de manutenção

IPVA na amada Bahia: R$ 2.100,43

Total Ipva + DPVAT + Licenciamento R$ 2.274,56

Total gasto com seguro: R$ 3.360,68
Da compra até hoje meu carro já teria andado uns 7000 km.
Ele faz 9,1 km/litro na gasolina. (Duvideodó)

Total gasto com gasolina: R$ 4.656,35

Só de pedágio de tudo isso foi R$ 674,55 na média por km de pedágio na Bahia. (Não sei de onde ele tirou isso, mas é um valor bem aproximado) 

Gastos com mecânica: R$ 1.675,38

Total Geral: R$ 103.359,65

(Devo lembrar que isso é se eu não tivesse feito nenhuma merda no trânsito, não tomasse multa, não fosse pego bêbado numa blitz e não batesse em ninguém)

Dinheiro que não volta mais R$ 25.349,65

Média por mês R$ 3.621,38
Média por dia R$ 120,71

Minha cara ao ver o tamanho do prejuízo.

Inicialmente foi apenas uma continha besta pra deixar gravado o quanto eu deixaria de investir se eu tivesse comprado o carro. Só que eu me lembrei de tantas pessoas que eu conheço que "travam" o crescimento financeiro entrando na chamada "corrida dos ratos" apenas por que comprou um carro e não admite a possibilidade de voltar a ter um carro mais simples ou mesmo voltar a andar a pé ou de ônibus.

Afinal de contas é fácil se acostumar com "coisas boas" e ninguém quer ter que dar um passo atrás pra poder dar um grande salto para o futuro. 

Carro: um mal necessário? 


O sonho de consumo de muita gente é ter um carro, e frequentemente escuto de amigos classe média que eles “precisam” ter um carro. A explicação mais usada é “e se acontece alguma coisa e preciso me locomover”? Também escuto muito “e como eu vou ao trabalho”? Além disso, há uma pressão social, a de que você precisa ter um carro para mostrar “status” aos outros, para mostrar que você está “bem de vida”, para “se mostrar” e para “pegar mulher”. 

É recomendado que você não tenha mais do que 10% do seu patrimônio em um carro. Se você não tem patrimônio, ter um carro é suicídio financeiro, pelo menos no Brasil. Pois, além do carro, você tem de gastar dinheiro com combustível, seguro, IPVA, multas, estacionamento, pedágio, manutenção, lavagem etc. Sem contar que muitas pessoas compram carro financiado e acabam no final pagando dois carros (ainda tem isso!). Muita gente faz as contas e vê que a prestação cabe no orçamento, mas se esquece de todos esses custos extras!

Ainda deixo esse link:

7 comentários:

  1. Olá Baiano, tudo bem?
    Muito bom seu blog, sempre passo por aqui.
    Infelizmente, carro pra mim é questão de necessidade.
    Gostaria de saber se possui carro atualmente. E se tem experiência com carro, pois tenho um gol 2006 1.0 pé de boi (sem conforto nenhum, só pra rodar mesmo) e pretendo trocá-lo em breve, já que estou gastando muito com manutenções, quero comprar um carro um pouco mais novo e gostaria de um carro com bom custo benefício, pode ser outro pé de boi e de preferência usado.
    E pra finalizar, com essa crise que o país enfrenta, saberia me explicar o por quê do preço dos carros não baixarem consideravelmente. Pela lógica com menos procura o preço deveria diminuir...
    Moro no interior de SP e a concessionária da Volkswagen que estava na cidade há 50 anos fechou, a justificativa é de que as vendas baixaram muito e fica inviável manter a concessionária.
    Não entendo mais nada.
    Abraço,
    Chimpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.

      Eu já estava desanimado com carro, pq aqui onde eu moro está tendo blitz quase todas as noites e por isso é bem arriscado vc sair tomar umas e ser pego. Imagine tomar uma multinha de 2k, ter a carteira apreendida e ainda passar vergonha na frente da muié. A uns tempos atrás eu fiquei "preso" por quase 1 horas num trecho que não dava nem 300 metros. Fiquei puto com isso, chutei o balde e comprei uma bicicleta.
      Como eu moro só e trabalho em dois locais e ainda possuo transporte da empresa para me locomover, o carro só ficava realmente necessário quando iria sair nos fds e como eu sou um ébrio, não valia a pena.

      Acredito que a menos que vc tenha um emprego em que tenha que se locomover constantemente ou tenha família que vc tenha que levar, o carro não vale a pena. Sério, eu tive que fazer e refazer as contas pra colocar isso na minha cabeça. Se for usar pouco, táxi compensa e hoje em dia com o Uber e o Easytáxi mais ainda. Posso chamar um táxi ainda saindo do bar/festa com o aperto de um botão no celular.

      Eu sei que ele é muito útil pras sair com as negas e tudo, ajuda pra carái se vc quer ir levar aquela gata pro abate. Só que no meu caso estou namorando a mais de 3 anos e pensando em fazer a burrada de "juntar os panos", esse foi mais um motivo pra largar o carro, juntar dinheiro pra armar a forca.

      Quanto a sua resposta sobre o pq não baixam, acho que a resposta está nesse vídeo do presidente da Mercedes:
      https://www.youtube.com/watch?v=v8H3QpWkAhk

      Simplesmente, pq eles vão baixar se tem gente que paga o preço que pedem?

      "Eu sou o dono da única padaria e se não pagam o meu preço, ficam sem pão." - E ele ainda pode não fazer os pães só pra diminuir a oferta do mercado.

      Massssssssssss.........

      Se vc olhar o preço histórico dos carros, verá que eles não estão acompanhando a inflação, só pra vc ter uma idéia um Fiat Uno custaria entre 35-40k se considerássemos o preço de 20 anos atrás e o atualizasse.

      Confira outros aqui: http://www.flatout.com.br/os-20-anos-plano-real-quanto-custavam-os-carros-mais-vendidos-em-julho-de-1994/

      Só a liberação das taxas de importação que faria realmente com que os preços caíssem, só quando houver uma concorrência forte. Fora isso, é pagar o preço deles ou procurar formas alternativas de se locomover. Também tem a opção de procurar um cara morrendo pra vc comprar o carro dele barato.

      Um abraço do Baiano.

      Excluir
  2. Não tenho carro, pra mim não faz muita falta, moro em cidade pequena e moro perto do trabalho sendo assim faço quase tudo a pé, a exceção é quando preciso ir a outras cidades, aí vou de ônibus.
    Mas quem não tem carro seja por opção, falta de dinheiro ou por ter outras prioridades (meu caso) provavelmente já passou por alguma ou algumas situações em que isso fez falta. Exemplos: Para ir a locais especialmente a noite em outras cidades ou cidades médias grandes, em locais onde o transporte público é ruim, pra convidar mulheres para sair ou ir pra sua casa, quando você é convidado a ir a algum evento ou festa de aniversário, casamento etc.
    Tem situações em que não dá pra depender de transporte público, depender de carona especialmente quando já se tem mais de 20 e poucos anos é uma vergonha na minha opinião e táxi não é barato e nem sempre é muito prático.
    Eu não gosto de moto e moto também nem sempre é uma boa opção (dias de chuva, quando se tem que andar com outras pessoas etc).
    Resumindo; Venho aportando para tentar garantir um futuro melhor e mais tranquilo, portanto não quis gastar entre 20 e 30K que seria o valor para comprar um carro semi novo de razoável pra bom, mas em algumas situações você levará desvantagem se não tiver carro isso é fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sentia muita necessidade de carro quando estava solteiro, era muito mais fácil carregar alguma nega no final da festa quando se está de carro.

      Lembro quando eu morava no interior com minha mãe ainda, o Uninho quadradão dela já me dava uma alegria danada. Só que já fazem "alguns" anos isso e hoje é preferível pagar 50 reais de táxi no FDS do que correr o risco, minha namorada entende isso e ainda usamos a máxima:

      "Prefiro ter dinheiro ir a um lugar bom de ônibus/táxi e comer/beber bem do que gastar com carro e ir comer um podrão."

      Excluir
  3. No começo do ano escrevi um post sobre o tema, mas usando dados reais do carro que eu havia comprado. Perdi mais de R$ 35 mil reais, sem considerar a gasolina.

    A sensação de ter um carro desses é ótima, as pessoas te respeitam mais, você se sente importante e foda... atualmente eu poderia ter um carro zero km ainda mais fodão, do nível do fusion, BMW de entrada ou SUV's de bicha. Mas colocando na ponta do lápis, eu estaria me aprisionando ainda mais ao trabalho...

    Resolvi transformar o carro em um apartamento, com o valor da venda paguei a entrada, hoje o apto está alugado e se pagando... no futuro vai gerar receita.

    Adoro carros, penso em voltar a ter algo legal mais pra frente quando eu já puder pensar em abandonar o emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o que diz, pq só o fato de ter um carro de trabalho mais novinho vc já é visado. Dá a impressão que empresa tá bombando.

      Só que nessa crise eu tenho percebido que tem mulheres que olham até o que vc bebe no bar, se pode gastar um pouquinho mais, vc já o cara do momento.

      Excluir
  4. Eu nao aguentei a pressão e acabei comprando um carro. Fiz bobeira, mas acho que pelo menos ele tem me sido útil quando saio. Dei entrada nele e dividi em 18x o restante. Quero quitar logo esse financiamento para me livrar disso. Tenho conseguido juntar uma grana aos poucos para investir, porém sem essa parcela do carro terei mais liberdade em aumentar mais e mais meus aportes.

    ResponderExcluir