Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

História quase fictícia sobre o Brasil atual.


Era uma vez um país decente que tinha problemas habitacionais como qualquer outro país com uma grande população e que só aumentava, devido a imigração. Primeiro resolveram cuidar dos pobres, as subprefeituras construíram casas em todos os bairros e alugaram a preços justos (diferente de preço baixo) para famílias de baixa renda e as que não conseguiam pagar todo o aluguel tinham um desconto especial do governo e essas famílias eram acompanhadas, se tinha algum desempregado esse tinha que mostrar que estava procurando emprego, sempre com o intuito que eles voltassem a manter a casa, sem ajuda, o mais rápido possível. Após 5 anos de locação, sem problemas, os moradores tinham direito a comprar a casa por um preço justo também e financiado com juros de menos de 2%a.a para pagar em 15 anos.

Resolvido isso, começou a aparecer outro problema, os bilionários do petróleo mundial e da lavagem de dinheiro começaram a investir pesado no país, pois era estável e seguro (na época que os EUA estava afundado em crise), então várias construtoras começaram a focar neste público, vendendo apto de 40m por £1kk e não faltavam compradores, 100% de fora, transformando vários prédio em prédios-fantasmas, sem moradores. O governo garantiu que as construtoras colocassem em prática uma regra que já existia, se constrói um prédio de rico, constrói um popular também (popular = classe média), assim não criava bairros só de ricos e muito menos bairros fantasmas e o comércio local continuava funcionando normalmente. Além dos ricos pagarem impostos mais altos se deixassem o imóvel parado também, regra antiga.

Mas devido aos ricos investidores, tudo “valorizou”, os alugueis os preços dos imóveis nas regiões aumentaram, aí os mais velhos da classe média, que juntaram uma boa grana a vida toda e já tinham os imóveis próprios, comprados na época barata, resolveram que dinheiro parado no banco rendendo menos de 3% ao ano não era suficiente, foram empreender? Claro que não! Vamos comprar mais casas e viver de aluguel, extorquindo nossos inquilinos o máximo possível, sem nem menos deixar o espaço habitável. “Quero ganhar dinheiro, vou dividir uma casa duplex em 5 flats de 20m, só um banheiro compartilhado, e cobrar £1200 por mês dos otários!” E fizeram isso por uns 3 anos.
O governo para tentar diminuir esse absurdo, diminuiu os impostos cobrados para casal que fosse comprar imóvel pela primeira vez na vida, o desconto de tributação chegou a 20%, assumiu em rede de TV que o país estava enfrentando uma bolha imobiliária e disseram que não deixariam ela ganhar, que a combateriam a qualquer custo.

Enquanto isso, muitas famílias locais migraram de cidade, para continuar tendo o mesmo padrão de vida sem sofrer com a bolha, pois a bolha foi localizada. Enquanto na cidade principal pagavam £1200 em 20m, em outras cidades se pagava £600 por uma casa com quintal e jardim. Quem não podia se mudar, continuou sofrendo e cada vez indo morar mais longe das áreas nobres.
Neste período o governo fez um estudo e constatou que o maior problema era o quanto os donos de imóveis estavam extorquindo os inquilinos, cobravam caro por algo que não valia e formaram um cartel de preços que não conseguiam quebrar, e por isso a maioria dos inquilinos se mudava anualmente, além de boa parte gastar próximo de 50% do salário líquido só com aluguel (renda média anual da população é de £25k) e vivendo mal. Perceberam que os proprietários não cuidavam de nada porque não faltariam bobos para alugar. Agora o governo resolveu dá o troco e diminuir boa parte dos problemas (pelo menos em teoria), separou £1 bilhão, do orçamento público, para construir prédios para a classe média, em todos os bairros, na qual uma empresa administrará quando pronto, cada conjunto de prédios terá assistência técnica (encanadores, eletricistas, etc), qualquer tipo de problema essa empresa resolverá, os imóveis serão entregues novos, em perfeito estado (coisa rara), todo equipado (mobiliado) e será cobrado um preço justo (diferente de baixo) por eles, os rendimentos da locação será reinvestido em mais construções, assim não precisará injetar mais dinheiro público, além do inicial, e por conta disso todos os outros imóveis em péssimo estado serão obrigados, pelo mercado, a baixar o preço e melhorar a qualidade do serviço, logo não será mais interessante comprar casa para locar, as vendas diminuirão e a bolha tende a diminuir sem a necessidade de estourar.

Fim!

2 comentários:

  1. Texto ruim copiado do site bolha imobiliaria. Saia daquele lugar cara, ali só tem alienado e funcionário público ocioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o texto bom e por isso o copiei. Falando do pessoal de lá, de certa forma é verdade, mas tem muita gente boa também.

      Excluir