Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Depressão e mau humor financeiro


De mal a pior: esta é a nova projeção do mercado financeiro para a economia nacional, neste ano, embora o balanço do primeiro trimestre tenha sido um pouco menos negativo do que estimavam os economistas do setor privado e até mesmos os colegas da academia. A sensação se que estar morando num país que está indo pro buraco é terrível.

Ontem o dia já começou tenso no trabalho por conta de umas coisas que deram no final de semana. Pra piorar durante o dia houve uma "Segunda-Feira Vermelha", a bolsa de valores caiu forte e levou boa parte do preço de minhas ações junto. Deu agonia ao ver o meu patrimônio sangrando daquele jeito. Difícil manter a calma, só que eu tenho que focar no objetivo de longo prazo e não me desesperar. Apenas a Bematech não derreteu muito por causa da compra pela TOTVS. Apenas a minha gastrite que adorou o movimento todo da bolsa, ela já avisou que veio pra ficar e vai queimar com força.

Procurando uma justificativa eu encontrei isso:

O que estremeceu as bolsas do mundo foi a divulgação do desempenho desacelerado e encolhido, mais do que esperado, da indústria chinesa. E aí, quando o pessoal viu que a segunda maior economia do mundo pisou no freio com força, começou aquele efeito cascata que é característico da bolsa de valores. Todo mundo resolveu vender ações, principalmente das empresas que dependem da China como um mercado consumidor dos seus produtos. Numa média global, a última vez que as bolsas tiveram uma semana tão ruim foi em 2012.
Jeremy Siegel, ainda diz: "[...] Não há dúvidas de que houve alguns acontecimentos extraordinários nos mercados de capitais nos últimos tempos. Mesmo aqueles que ainda acreditavam na superioridade de longo prazo das ações foram testados severamente durante as crises financeiras. [...] Contudo, aqueles que persistiram nas ações sempre foram recompensados. A expectativa é que sejam fortalecidos aqueles que inevitavelmente hesitarão quando o pessimismo uma vez mais dominar economistas e investidores. A história demonstra convincentemente que as ações foram e continuarão a ser o melhor investimento para todos aqueles que estão em busca de ganhos de longo prazo. [...]"

Comentam que a bolha imobiliária e de commodities chinesa vai fazer a crise de 2008 parecer um passeio por Neverland.

No trabalho as coisas também andam ruins, como eu não tive reajuste salarial esse ano por conta da crise estou tentando uma promoção ou algum adicional por projeto extra que pegar. Tá foda, não tem dinheiro nem pra isso e eu já estou sentindo que a minha grana está ficando curta. O lance agora é tentar manter o salário em dia e olha que eu pensava que as coisas iam bem por aqui.

Ao final do dia ainda teve a porra do trânsito desgraçado pra me atrapalhar a ir pro meu 2º trampo, quase que não consigo chegar lá e iria tomar uma punição. Ainda tenho que me conformar com o fato de meu salário total ser menor esse mês. Mas tudo bem, vida de quem não tem salário fixo é assim mesmo.

Vamos lá que a semana apenas começou!


7 comentários:

  1. Pesquise sobre ano shemitá e encontrará as respostas.

    ResponderExcluir
  2. "Pra piorar durante o dia houve uma "Segunda-Feira Vermelha", a bolsa de valores caiu forte e levou boa parte do preço de minhas ações junto. Deu agonia ao ver o meu patrimônio sangrando daquele jeito"

    Seu pensamento está completamente errado... você deveria estar pulando de alegria pois atualmente todas as ações da bolsa estão com um mega-desconto... você deveria estar comprando a rodo... assim como eu... boa sorte em seus investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá cara, eu ainda não tenho psicológico pra ficar calmo enquanto vejo meu patrimônio derretendo.

      Excluir
  3. Porra BC, tá foda mesmo, fazia tempo que tinha deixado as ações pra investir em FII, até que com a subida dos Fiis, resolvi voltar pras ações...e ai me vem isso, lembrei pq tinha parado de comprar, pra vc ter uma ideia, meu PM em ETER3 tá em R$3,80, a danada caiu mais ainda, de seculos em 2,80, foi pra 2,10. BBAS3, comprei a 21...ano passado tinha vendido tudo com lucro, agora to no preju, agora ABEV e CIEL, não abriram espaço para comprar nem a pau, caiu um pouco, já tão recuperando, essas duas são outro nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, me dê umas dicas de FII, também estou desanimado com as ações.

      Excluir
  4. Pessoal, bolsa de valores nao se ganha só na venda de ações.... Quem ta operando a descoberto ou alugando ações ta se dando bem... Vamos aproveitar as oportunidades na alta e na baixa principalmente. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 ações estão alugadas, mesmo assim o retorno é muito baixo. Estou vigiando os balanços das empresas pra ver se vale a pena eu fazer novas compras.

      Excluir