Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Síndrome de ovelha

Hoje eu fiquei sabendo que uma grande empresa de produtos sanitários que tem uma unidade na região irá demitir 400 funcionários em várias unidades pela "Banânia Bostil". Nessa leva foi junto o pai de um conhecido :(.  Procurando na internet sobre a empresa, eu encontrei a carta a seguir:

Encontrei essa carta no ReclameAqui

Durante uma crise isso é normal, o mercado é cruel mesmo. Vacilou o cachimbo cai. Os gerentes vão procurar um motivo pra colocar na bunda de quem eles puderem pra não sobrar pra eles.

A questão é que comentei com uns colegas e uma pessoa específica, ufanista de carteirinha, não ACREDITA que possa acontecer com ela. Nesse momento eu argumentei:

Eu: Mas você que o país está em crise né?
Ufanista: Sei sim, mas as coisas vão melhorar logo.
Eu: Muitas empresas estão falindo.
Ufanista: Sim, mas trabalhamos numa empresa sólida.
Eu: Só que a receita também está diminuindo.
Ufanista: É, mas o nosso setor de trabalho é necessário e tudo vai bem.
Eu: Você sabe que até os Servidores públicos do Paraná receberam apenas parte do salário também.
Ufanista: Mas nós não moramos no Paraná.
Eu: O pessoal de Pernambuco também está sem receber.
Ufanista: Aqui é outro estado e nossas contas estão em dia.
Minha cara nessa hora.

Eu: (Silêncio longo)
Ufanista: Relaxa, tudo vai dar certo.

Nesse momento eu lembrei da histórinha do Mágico e das Ovelhas, retirado do livro "O livro da sua vida" de Osho. Ela é mais ou menos assim:

Era uma vez um mágico que criava ovelhas. Quase todos os dias ele reunia o rebanho, escolhia uma que estivesse mais gorda e a matava, ali mesmo, na frente das outras, para comercializar a carne no açougue da cidade. As ovelhas, de tanto presenciar aquelas cenas, começaram a ficar apavoradas, temendo que, a cada vez que viesse o mágico para reuni-las, chegasse a sua vez. E, de tanta preocupação, começaram a perder peso, além do quê, a carne das ovelhas abatidas ficava meio amarga. Isso começou a preocupar o mágico, pois prejudicava seus negócios. Homem esperto, resolveu hipnotizar as ovelhas, fazendo-as pensar que não eram ovelhas e, sim, algum bicho muito forte, como leão, touro, cavalo de corrida, cachorro de raça, e daí por diante! Agora, cada vez que o mágico pegava uma delas e a matava, ali mesmo, na frente das demais, elas não ficavam mais incomodadas. Tranquilas, ficavam pensando, descansadas, que tal fato jamais aconteceria com elas, pois sabiam que o mágico só matava ovelhas. E elas não eram ovelhas. Tinham uma vaga noção de que alguma coisa de ruim estava acontecendo, mas, oras bolas, porque se preocupar? Fosse o que fosse, certamente não era problema delas. E seguiam suas vidas, mansamente, enquanto o mágico ia se dando bem.

 Claro, a pessoa que eu comentei está com carro e casa financiados, eu digo que se algo ocorrer a ela, que não precisa ser nem demissão, ela está completamente fudida. A pessoa tem um bom salário e gasta tudo que recebe, sempre fecha o mês no zero a zero ou até negativo. Se ocorrer de sofrer um acidente, ter uma doença ou até mesmo o salário dela atrasar apenas 1 mês. A criatura irá para o "vermelho çanguiii".

Caros companheiros, desejo-lhes o melhor, mas se preparem para o pior.

4 comentários:

  1. Em relação aos investimentos, acham que é melhor deixar na poupança por enquanto e esperar a crise passar para investir em TD, LCI e LCA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não vale a pena deixar na poupança a menos que vc possa usar o cartão de débito nela. Tipo para as despesas do mês. Eu só deixo na poupança o dinheiro que eu provavelmente irei gastar naquele mês, utilizo o cartão de débito nela.

      Eu digo que o TD, LCI, LCA são tão seguros quanto a poupança, só não digo pra colocar todo o seu dinheiro lá por causa de emergências. Normalmente a liquidez é D+1 ou D+2.

      Pesquises as LCIs e LCAs e algum banco grande e sólido e seja feliz. TD faça por corretoras como a EasyInvest que não cobra taxa de custódia.

      O restante deixe na poupança um dinheiro para emergências, mais que isso não vale a pena.

      Excluir
  2. Sua história com o ufanista me lembrou de uma conversa que tive há aproximadamente duas semanas.

    Eu estava na mesa de bar com um amigo e ele levou um primo que até então eu não conhecia.

    Em um determinado momento eu cometi o erro de perguntar para o primo o que ele fazia da vida, e foi aí que ele se revelou um daqueles caras que, se você perguntar do trabalho dele, ele deixa de ser um ser humano e se transforma na própria profissão, e se você deixar o cara passa as próximas 70 horas expondo sobre como o trabalho dele é o mais importante do universo.

    Enfim, o sujeito era o gerente de um setor administrativo da prefeitura de um município vizinho. Ele falava do cargo dele como se fosse a função mais importante da galáxia, e falava dele próprio como se a prefeitura fosse deixar de existir e o Município mergulhasse em caos se ele faltasse ao trabalho.

    "Mais um cara com o trabalho mais importante do mundo", pensei.

    Depois de um tempo ele soltou que sequer era concursado, ou seja, o cargo dele era de confiança, daqueles que o cara pode ser mandado embora a qualquer momento sem precisar dar qualquer justificativa e sem nenhum direito trabalhista.

    Madruga: cara, você não se preocupa com isso não? Por que quando a prefeitura quer cortar gastos ela manda os comissionados embora; quando ela muda de prefeito o recém-eleito manda os comissionados da gestão anterior embora...
    Primo do amigo: Trabalho lá há oito anos, já passei por dois prefeitos, todo mundo lá me conhece e me valoriza. Não me preocupo pois a prefeitura protege quem é da casa.

    A PREFEITURA PROTEGE QUEM É DA CASA. Te juro que o cara disse isso. Eu disse "entendi, você tem razão" e não toquei mais no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizem os caras lá do blog da bolhaImobiliária.

      "Apenas sorria e acene."

      Excluir