Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Não confie em corretores de imóveis, eu já trabalhei com eles.

Um amigo estava falando que se ele tivesse comprado títulos do tesouro direto em 2002 ao invés de ter comprado um apartamento, hoje estaria rico e me fez lembrar de uma história.

Em março de 2002 eu havia mudado de cidade recentemente e comecei a trabalhar no loteamento de uma imobiliária. Eu era auxiliar-administrativo. Meu salário era pouco mais que um Salário Mínimo da época, eu ganhava algo em torno de 200-250 reais.

Foi lá que eu aprendi a nunca confiar em corretores de imóveis, eu via os trambiques e mentiras que usavam para conseguir fechar as vendas. Na prática nunca é bom confiar em qualquer tipo de vendedor

Inclusive tem até um Causo da Vida Real:

Nessa época um cara(distribuidor de outra cidade) vendeu muitos insumos agrícolas para um comerciante da cidade onde eu estava, esse comerciante ofereceu uns 2 ou 3 terrenos como pagamento, a dívida era algo em torno de 10-15k reais, não me lembro direito. Só que os terrenos valiam 2-2,5k na região, se vc oferecesse 1500 reais na mão o meu chefe pegava rindo.

O distribuidor aceitou e foi na imobiliária ver os terrenos, chega o meu chefe doido doido pq sabia que os terrenos não valiam o valor combinado, mas “tinha que dar essa pernada” porque o comerciante era amigo dele. Estava junto com o corretor que “queria levar algum nessa”, falaram um monte de coisa, e utilizaram aqueles argumentos conhecidos de corretoes:

“Esse será o melhor bairro da região!”
“Aqui será a porta de entrada pro polo comercial!”
“Já vendemos quase tudo!”
"Logo logo vai estar valendo o dobro!"

Pra piorar, me colocaram besta no carro com o cara e me fizeram andar com ele a cidade inteira, só pra ter certeza de que ninguém iria falar pra a verdade e desfazer o negócio. Blz, eu era pau mandado mesmo e fui com o sujeito pra tudo quanto é lado, fomos a feira municipal e comprei melancia com ele, mostrei pra ele outros bairros, sempre falando que o loteamento era o único lugar que a cidade tinha pra crescer e enrolei até a hora que ele foi embora.

Coisa de uns 1-2 anos depois o cara apareceu na imobiliária dizendo que precisava vender os terrenos e queria saber quanto valiam. Eu fiquei quieto e outro cara responde:

“Estamos vendendo a R$ 2.500, mas pode dividir em 36x de R$ 100,00.”

Nem preciso dizer como o cara ficou né?

Atualmente eu não confio em nenhum vendedor, nem em mim mesmo quando quero comprar algo.

4 comentários:

  1. Belo post, é preciso ter olho aberto com vendedor e usar a razão nos negócios.

    ResponderExcluir
  2. Já caí nesse conto, só que com um prejuízo muito maior que o descrito no seu post.
    Comprei uma casa de 530.000,00 e depois acabei descobrindo que ela valia no máximo 400.000,00 e ainda era cheia de problemas, inclusive um vazamento na piscina.
    Dificilmente vou me recuperar desse prejuízo, pois isso só seria possível se a área onde de meu imóvel valorizasse MUITO !
    A verdade é que em grande parte do tempo não ouvimos muito nossa voz interior. E é aí que costumamos fazer bobagem. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos corretores são ex-bandidos e incompetentes que só conseguem essse trabalho, pois não exige nada pra começar.

    O que conheço de motorista de ônibus, cobrador, flanelinha, pião de obra que fez curso não se escreve. Agora você vai ver se ele eles seguiram a profissão. Preferiram manter-se em seus empreguinhos com o salário certo todo mês do que ir morrer de fome como corretor.

    Eles estão mais para atrapalhar vendas do que pra vender, tenho um apto a venda 9 meses em uma porrada de imobiliárias, sabe os que eles fazem? Nada além de querer depreciar. E levar seus 6% mole.

    Perdi 2 oportunidades de vendas por causa da comissão deles. O cliente tinha meu valor, mas o do corretor não. Eu não iria abrir mão de 30k e depois ter que pegar um empréstimo lascado pra comprar outro.

    Visto isso decidir anunciar no zap imóveis. Sem sucesso R$ 400 jogados no lixo.

    ResponderExcluir