Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

É só apontar e atirar, né? - Amigo querendo ser trader.

Eu tenho um amigo policial que nesse final de semana veio me questionar se eu estou ganhando dinheiro na bolsa, o mesmo sabe que compro ações e me perguntou se eu faço "Day Trades", ele não foi o primeiro, mas eu achei interessante pelo perfil do sujeito querendo entrar nesse mundo. Imagine um daqueles caras grandalhões da tropa de choque, pai de família e meio "radical" em suas opiniões, mas que conhece tanto de finanças quanto eu conheço de armamento bélico e tiro, ou seja, nada ou quase nada.


Provavelmente ele ouviu algum chamado do canto da sereia, alguma notícia falando que a ação tal subiu 200% em alguns dias, que a bolsa de valores está bombando e que "Agora vai!" ou até mesmo algum parente/amigo/conhecido que ganhou um monte de dinheiro fazendo alguma operação.

Mas vamos lá..............

A primeira coisa que eu fiz foi dar um banho de água fria no cara. Falei que fazer "Day trades" era uma das coisas mais arriscadas que haviam na bolsa e que, se ele quisesse entrar mesmo nessa, deveria estudar muito sobre o assunto, depois usar uma conta "demonstração" durante uns 6 meses pra praticar. Mas se, e somente se, ele fosse macho pra caramba, gostasse de arriscar o dinheiro dele e queria levar tapa na cara do mercado, fosse pra uma conta real com tamanho reduzido nas operações. Isso pra ele diminuir o prejuízo e durar tempo suficiente pra aprender. Expliquei ainda que faria mal pro bolso e pro psicológico dele, pois ganhar dinheiro é bom, só que perder dinheiro nos deixa muito estressados.

Nesse momento ele veio me contar que tem uns amigos que estão operando na bolsa e só estão tendo lucros.
Eu tentando não chamar o meu amigo de burro ingênuo.

Acabei lembrando o que um amigo meu que opera na bolsa e tem lucros consistentes disse:

"A maioria adora contar vantagem das porradas que dá, mas nunca conta as voadoras que toma."

Sim é isso mesmo, mesmo os verdadeiros traders de elite, os profissionais, tem dias ruins e até meses ruins, tendo vários prejuízos. Sendo que eles investiram pesado na educação e em ferramentas pra ajudarem eles a operar, montando trade rooms e conprando/alugando sistemas como robôs do Metatrader, um Proftchart PRO e outras do tipo que não conheço. Demorando dias pra criar uma estratégia e depois testá-la muito pra ter certeza de que ela é realmente vencedora ou não.

Tentei explicar isso a ele e o mesmo me disse que os caras já tinham a estratégia pronta, mas não queriam ensiná-lo de graça, só se ele pagasse uma boa grana. Eu disse que achava justo, porque além da estratégia eles teriam que ensinar toda a parte psicológica do trade e várias premissas sobre análise gráfica e de fluxo, pois mesmo se eles dessem a ele a receita do bolo, a parte simples e automática, ele não faria igual aos amigos já que não entenderia as premissas.

Depois de muito pensar, eu resolvi demonstrar como era com uma analogia que ele entendesse.

Imagine que eu te pedisse pra me ensinar a atirar e você apenas me disse que é só "Apontar e apertar o gatilho".
Primeira tentativa minha.

"Agora eu, munido dessa informação fosse tentar atirar sozinho no meio de uma guerra. Onde eu tento atirar num alvo parado, mas o alvo não fica parado e tenta atirar em mim. Pior ainda, o alvo teve um treinamento melhor e atira melhor que eu. Além de nós tem gente tentando atirar em mim e nele ao mesmo tempo."

O que você acha que iria acontecer?
No melhor das hipóteses.

Mas beleza, eu sou teimoso e aprendi a atirar com uma pistolinha e agora quero aumentar a mão? A parte operacional do trade fala isso, você não pode operar pequeno da mesma forma que opera grande, por causa da liquidez e do risco de ficar "pendurado". Fora o fato de quando tomamos uma prejuízo dói muito mais quando a mão é maior e depois do primeiro prejuízo ficamos com muito medo de tomar outro, o psicológico entra em frangalhos.

Segura o tranco meu querido.


No final, eu tive que explicar pra ele o que era Buy & Hold e outras coisas sobre a bolsa. Recomendei estudar bastante antes dele entrar nesse mercado, pois somente as corretoras e o governo que sempre ganham em qualquer operação.

Vou discorrer mais sobre o assunto depois mas já deu pra entender que, como ele, várias pessoas são atraídas para a bolsa de valores com a promessa de altos ganhos sem nem ao menos saber do que se trata. Uma verdadeira armadilha para as sardinhas.

Um abraço a todos!

10 comentários:

  1. Geralmente day-trade costuma ser mesmo um "tiro no pé".
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ah, qd puder adiciona meu blog novo. Lá tem uma página dedicada ao trader...
    http://abacusliquid.com/particular/trade-zone/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. To desistindo da ideia de ser trader, kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser trader é pra quem tem tempo. Eu não tenho tempo nem cabeça pra ficar vendo a telinha piscar e meu coração doer.

      Excluir
  4. Fazer day trade sem informações privilegiadas ou bots, só tentando entender os gráficos, usando a intuição e o misticismo das formulas e etc. É pedir pra se ferrar.

    Cada um vê o que quê. O mais engraça são as nomeações que dão aos gráficos, tentando encontrar algum padrão.

    Tem uma ótima charge nesse blog que demonstra muito bem o que o teu amigo vai passar. hahaha
    http://drunkeynesian.blogspot.com.br/2015/02/mais-fronteiras-da-analise-tecnica.html

    ResponderExcluir
  5. Rica Mode chamando! Sejam bem-vindos ao nosso lar, betas e ômegas!

    MODO RICA BLOG REPORTANDO DENTRO!

    modorica.blogspot.com

    Até mais ver.....

    ResponderExcluir
  6. O pessoal está empolgado devido algumas ter subido uns 200%, 300%. Aí pensa que vai ficar assim para sempre.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente espero que ele tenha te dado ouvidos.
    Ademais, quem é funcionário público, pode ser um pouco mais conservador por um lado, pois tem outros benefícios quando aposentar e sabe que X valor vai pingar todos os meses.

    ResponderExcluir
  8. Aconteceu a mesma coisa comigo essas semana, um colega já tinha comprado PSSA3 através da corretora de uma Bancão e queria umas dicas... eu perguntei pra ele sobre as taxas de corretagem e custódia:
    Sabe o que ele me respondeu? Não tinha a menor ideia das taxas..
    Falei para ele abrir conta em uma corretora mais barata e estudar bastante...

    ResponderExcluir
  9. Texto muito bom! Concordo em tudo o que escreveu. Essa coisa de "meu amigo tem um setup pronto que dá certo" é o mesmo que dizer: meu amigo tem um tênis que corre 21km por dia, vou pegar emprestado com ele pra correr também....kkkk

    ResponderExcluir