Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O fator psicológico na hora de operar "Day Trade" - Relato pessoal.

A algum tempo eu tenho estudado sobre operações na bolsa e operado nas horas vagas. Eu já operava antes e sempre perdia, por isso eu parei. Voltei nesse mês após fazer dezenas de ajustes nos meus métodos e consegui encontrar recentemente algo que chamam de "Setup Vencedor".

O método/setup é bom, funciona muito bem, quase com mira laser nos movimentos curtos. Algo que foi suficiente pra eu ganhar mais de 200 reais com 1 contrato do mini índice bovespa nas últimas 2 semanas. Para se ter ideia isso quer dizer que fiz cerca de 1000 pontos de índice em 2 semanas, isso é muito em pontos e muito bom resultado pra quem retornou agora. Depois de ficar "animadasso" e achar que "Agora Vai!!!!", minha irmã me ligou.............

Ela está com problemas financeiros novamente e inicialmente pediu pra eu pagar uma conta pra ela. Eu gosto muito dela, ela me ajudou bastante quando eu precisava e por isso sempre tento ajudá-la. O problema é que já tem anos que a situação dela só piora, em alguns momentos ela cometeu várias burradas financeiras e em outros ela simplesmente teve azar.

Isso me incomoda, incomoda muito. Me deixa chateado, nervoso, ansioso e acabo perdendo o foco no trabalho pensando se a situação dela nunca irá melhorar. A alguns posts atrás eu comentei que já ajudei a minha família com mais de 100 mil reais nos últimos 5 anos. Imaginem isso, eu poderia está 100 milhas mais perto da Independência Financeira nesse momento.

Então toda vez que essa minha irmã em liga, eu fico um pouco estressado só de ver o nome dela no celular pois sei que vou ter que ouvir alguma coisa ruim e/ou ajudar ela de alguma forma. E não foi diferente essa semana.

Pior que além dela me ligar me pedindo pra pagar uma conta dela, veio me falar de um monte de problemas e que irá passar o Réveillon sozinha e longe dos filhos. Fez um discurso enorme, falou tanto de coisa ruim que me colocou pra baixo junto com ela. Se fosse uma pessoa que eu não gostasse, eu teria mandado tomar no C*, mas eu não queria fazer isso com ela.  Tocar o foda-se na família é muito complicado.

Bixo, como isso me incomoda................

EU VOU PASSAR A PORRA DO RÉVEILLON TRABALHANDO CACETA!!!!!!!!!


Estressado, sem foco, eu não operei direito. Fiz tudo que não devia fazer como:

  • Ir contra a tendência;
  • Comprar novo topo;
  • Vender novo fundo;
  • Dobrar posição pra tentar recuperar;
  • Fazer Stop dobrado;
  • Alterar/Retirar o Stop;
  • Ir contra as médias;
  • Ignorar os pontos de suporte e resistência.


Tudo isso em apenas 2 dias. Qual o resultado? -350 reais ou 1750 pontos de índice em 2 dias, isso fora as taxas.

Duvida?

Sim, eu estava de folga hoje e isso acabou de acontecer. Fora os 60 reais de prejuízo ontem. Detalhe que eu estava ganhando quase 50 reais hoje cedo. Isso aí aconteceu em menos de 3 horas e ontem foi a mesma coisa. 

Sim, ela me ligou ontem, me tirou do sério a ponto de eu ter que tomar umas 3 brejas pra poder dormir e hoje novamente.

Eu estava enlouquecido nos trades, perdendo e não queria parar. Não conseguia me concentrar no que estava fazendo e parecia que queria pensar mais. Por sorte eu opero pequeno se não o prejuízo seria muito maior.

Já sei todos os preceitos e regras da análise técnica, mas eu tenho problemas psicológicos para operar. Tenho que praticar alguma luta, yoga, ir num mosteiro Zen ou qualquer coisa parecida.

Tento parecer calmo por fora, mas estou explodindo por dentro. Muita raiva, muita raiva de mim por cometer os mesmos erros.

Espero que 2017 seja melhor. Do seu companheiro de jornada, um baiano canguinha que irá passar o réveillon trabalhando com apenas R$ 76,97 na conta corrente, conta que deixo dinheiro para usar durante o mês.



Mas relaxem,  minhas reservas para problemas ficam em outra conta.

15 comentários:

  1. Fala Baiano, aconteceu exatamente isso comigo hoje. Vou relatar em um post e te citar, blz?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode citar Piloto, de certa forma é bom saber que não fui o único que me fudi nesse final de ano.

      Excluir
  2. Rapaz, espero que sua irmã e família entrem no eixo em 2017. Quem sabe que no ano novo as coisas se renovam. De qualquer forma você está de parabéns por ter condições de ajudar a família.
    Mas vou te falar uma coisa dura, e espero que não entenda mal, aliás, acho que vc já sabe: todo este resultado ruim foi culpa só sua.
    Agora é sacudir a poeira e aprender com os erros, é errando que se aprende. Já cometi muito erro no day-trade e foi assim que aprendi. Para vc ter uma ideia, meu ultimo loss no DT foi em junho. Controle mental na máxima.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei meus dados operacionais...

      http://abacusliquid.com/particular/resultado-liquido-day-trade/
      http://abacusliquid.com/particular/mini-contratos-day-trade/

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Parabéns Uorrem, só que especifique melhor esse gráfico. Não dá pra saber quantos pontos vc fez em cada dia.

      Excluir
  3. Oh loko bahiano... O jeito é vc emprestar a grana com condições senão sua família nunca vai parar de te aborrecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Família é assim, ou você ama ou mata todo mundo.

      Excluir
  4. Já pensou em falar com ela tudo q vc pensa e estipular condições para ajudar, tipo o fmi quando ajuda um país em crise.
    Outra possibilidade é dar sempre menos do q a pessoa está pedindo.
    Se ela pede 100 vc fala q só tem 90.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faço isso. Não dou mais dinheiro, mas ainda estou pagando umas contas que acho "essenciais". Sempre no final/início de ano ela se enrola com alguma coisa.

      Excluir
  5. Canguino, bao?

    Voce descreveu o que eu fazia no passado. Ganhava e ganhava, ai num fia dava esta crise ai e eu perdia tudo e ficava com prejuizo.

    Por isto que tomei antipatia de trade e nao sou a favor disto.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô nessa ainda, mas meus métodos melhoraram muito. O problema está sendo o psicológico ainda.

      Excluir
  6. História triste todo mundo conta!

    Já parou para calcular se sua dívida já foi paga com sua irmã? Se sim imponha condições. Peça algo de valor equivalente em troca ou simplesmente diga que não é banco.

    Abraços e melhora nos trades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, não faço essa conta não. Nem tento pensar nisso, as vezes eu só quero que ela consiga resolver a própria vida.

      Excluir
  7. Família é foda, Baiano. Ou vc interrompe esses empréstimos, contando uma história tão triste qto, ou vai ficar para sempre como banco.
    Feliz 2017!
    Abraço!

    ResponderExcluir