Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2017

O patrão é do mal e eu sou do bem, é isso mesmo?

A relação patrão e empregado é sobre algo que eu queria escrever a algum tempo pois eu vejo muitas coisas acontecendo no meu trabalho e ouvindo gente de fora conversando sobre o assunto e queria dar o meu pitaco.

Vamos começar pelos seguintes pontos:

Qual o objetivo do patrão/empreendedor/investidor?
Simplesmente ter lucro.

Pra isso ele precisa de uma infraestrutura e mão de obra qualificada para a função.

Qual o objetivo do empregado/prestador de serviço/colaborador?

Se remunerado pelo seu trabalho. Simples assim. Ele quer trabalhar e receber de forma adequada pela venda do tempo, força e energia despendida para desempenhar determinada tarefa.

O que eu fico assustado é a quantidade de gente que não consegue entender isso. Vejo uns colegas de trabalho reclamando do salário mas não buscam qualificação. Outros devem acreditar que as empresas são comandadas por "Criaturas das Trevas" que só querem torturar os pobres. Não meu rei, a empresa precisa de dinheiro pra sobreviver, pra isso ela precisa ter LUCRO. Empresa boa tem lucro, se a empresa não tem lucro ela não pode remunerar melhor os funcionários, se ela não tem lucro ela não pode te dar benefícios melhores, se ela não tem lucro ela não sobrevive.

"Ah Baiano, isso é um problema do patrão e ele é rico!"

Sim, cabra da peste, só quero que você entenda que montar uma empresa no Brasil, com essa taxa de juros maravilhosa, é um risco enorme. Imagine que você possua 1 milhão pra investir. Você preferiria colocar numa aplicação de renda fixa e ter 12-15% por ano, quase sem risco você teria entre R$ 120.000,00 a R$ 150.000,00 por ano ou gostaria/preferiria tentar criar uma empresa num país onde a contratação e demissão são difíceis pois eu vi nego fazer merda pra ser demitido e depois colocar a empresa na justiça. O pior que conheci até hoje foi cara que ficou indo num posto de saúde e pegando, gratuitamente, um determinado remédio durante meses só pra poder alegar que a empresa tinha lhe causado um transtorno psicológico e usar isso na hora do processo. Lembrando que é um país onde temos uma lista enorme de impostos : IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, CPP, IPI, ICMS, IPTU, ISS, ITR, IOF, IPVA. Ter um monte de dores de cabeça com os contadores e isso tudo para ter uma margem ou lucro líquido que não passaria muito dos 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário