Páginas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Você confia no seu chefe?

Essa noite eu estava de folga e resolvi tomar umas brejas e comer uns salgadinhos. Na madrugada eu tive vários pesadelos, provavelmente por causa do que eu comi e bebi.

Só que um deles me deixou assustado ao acordar. Exatamente porque não era sobre monstros, fantasmas ou coisa parecida, era simplesmente porque eu tinha sonhado que seria obrigado a voltar para um antigo trabalho meu onde o chefe era um FDP. Ele não era dono da empresa, era apenas um Gerente que estava lá a bastante tempo.

Na época eu fui apenas transferido de unidade e descobri, por meio de uma amiga do RH, que aquele Gerente já havia sacaneado várias pessoas pra poder favorecer o filho de um juiz que trabalhava lá. Alguns meses depois da minha saída aquele gerente foi mandado embora, não sei exatamente os motivos pois já estava longe.

No meu sonho tudo tinha voltado a ser como era antes, era um trabalho ruim e chato e a cobrança era enorme, como qualquer emprego normal até aqui. O problema era que por causa da crise financeira o Gerente tinha que reduzir custos no setor e ele sabia que, se não reduzisse, ele mesmo iria rodar na empresa.

Aí eu me via na situação que muitos trabalhadores estão hoje, você tendo que se matar no trabalho e ainda recebendo ameaças de demissão.

Recentemente li a notícia "Chefes são culpados por 54% das puxadas de tapete" e vi que não era o único que já passou por problemas assim:
"De acordo com a pesquisa, 27% daqueles que sofreram com o problema atribuem a culpa ao chefe imediato, e outros 27% a pessoas de cargo mais alto. Em terceiro lugar, com 34% das acusações, vêm os colegas de mesmo nível e, por último, com 11%, os subordinados." (Folhapress)
Já no site do Fabio Steinberg, ele dá algumas dicas sobre como agir, e evitar, com os puxadores de tapete:

  1. Evite falar demais com os outros quando estiver nervoso
  2. Não comente sobre a sua vida pessoal com quem não confia
  3. Não atraia atenções com demonstrações desnecessárias de competência 
  4. Não fantasie; entenda o real significado do que lhe falam no trabalho
  5. Procure ser objetivo nas conversas com superiores sobre assuntos difíceis
  6. Não entre em panelinhas nem se baseie no “diz que diz” de corredores
  7. Não se torne cúmplice de jogos de poder com fofocas, fritadas ou boicotes
  8. Não se abata com vitórias eventuais, mas inconsistentes, de maus colegas
  9. Evite tomar partidos: mantenha uma postura neutra e profissional
  10. Jamais mande recados ao chefe através de terceiros   
Só pra vocês terem ideia de como as dicas são valiosas, releiam a dia 6. Recentemente a empresa atrasou o valor do dissídio pros técnicos daqui (não houve reajuste pra mim, mas pra os mais abaixo sim) e por isso já começou a rolar um boato de que a empresa estava falindo porque havia perdido vários contratos.

Espero que tenham dormido melhor que eu. Um abraço a todos e lembrem-se:

 SEU CHEFE NÃO É SEU AMIGO!!

Um comentário:

  1. Seria bom um artigo sobre 10 mandamentos de como lidar com puxadores de tapete .

    ResponderExcluir