Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Churrasco da peãozada


Voltando ao assunto de churrasco, a umas semanas atrás eu fui no churrasco de um colega que não ganha nem 2 mil líquidos. Ele realmente seguiu o combo da destruição financeira, o qual talvez é ou digamos que seja "O Sonho" de muitos. Casou, teve filho e 2 cachorros, comprou carro fudido, golzinho bola amassado com a documentação atualmente atrasada, ele mesmo que me contou, e "adquiriu" a sua casa própria, um puxadinho no terraço da casa dos pais num bairro bem ruinzãozinho.  Churrasquinho que fui era do tipo "cada um leva o que vai beber", peguei 2 fardos de cerveja na promoção (Brahma a R$ 1,99) e fui pro lugar. Fui de ônibus e sozinho porque eu estava com um certo "preconceito" da vizinhança, se é que entendem.


Para terem uma ideia, ele me contou que pouco antes de eu chegar estava rolando uma festa que estava fechando a rua inteira, coisa grande mesmo, porque um traficante conhecido da "galera" havia sido solto. Um dos chamados "Baile do Mandela", eu nem sabia que tinha essa merda manifestação cultural por aqui. Pelo visto o cara era "muito querido" na comunidade.


Cheguei lá mais cedo que a maioria da turma, lavamos as latinhas e colocamos no isopor. Eu não posso falar muito da casa dos outros pois fui criado numa cidade pequena do interior da Bahia, cidade feinha mesmo, e casas normais lá são casas comuns nessas comunidades. Só que o que eu estranhei é que, apesar da casa ser simples, havia muitas tranqueiras eletrônicas tipo TV de led de  50' com aparelho Home Theater fodão, um som maneiro pra fazer uma baguncinha entre outras coisas. Típica pessoa que compra tudo que as propagandas dizem que são "TOPs". Hoje mesmo eu o vi procurando um celular novo pra comprar com um IPad em cima da mesa, de acordo com ele o Moto X dele já está ficando velho.

Pouco depois de mim a turma foi chegando aos poucos, não vieram muitos do trabalho e achei melhor assim. Senti mais liberdade pra poder encher a cara sem ficar preocupado de falarem merda no trabalho e eu me queimar com isso. Foram chegando vários amigos do cara, gente da vizinhança. Tô fazendo nada mesmo, tome cerveja barata pra dentro do bucho e vamos "socializar".

Conversas dos mais variados tipos, sobre comprar coisas de marca, comprar carro, estudo e emprego, violência na região e por aí vai. Algo que me chamou a atenção é que eu não podia expor muito as minhas opiniões reais porque aquelas pessoas ali eram o que muitos da blogosfera chamavam de "chimpas". Eram pessoas de poucas condições, financeiramente falando, e pouca educação. Eles falavam de umas coisas bobas que dava pra perceber que foram gravemente influenciados pela mídia. Aceitaram algumas afirmações impostas a eles pela massiva propaganda e acreditaram plenamente nisso.

Exemplos?

"O cara tem que ter uns panos maneiros!" - Este queria dizer que o sujeito tinha que se vestir bem e com roupas de marca.

"Um cara sem carro não é homem, mulher nem olha!" e "Só é difícil comprar o primeiro, depois damos e entrada e pegamos outro melhor!"- Sobre a necessidade de ter carro pra mostrar pros outros que tem.

"Pô, assim que eu terminar o supletivo vou fazer um curso técnico de informática também, depois faço computação pois vi que a profissão do futuro, fulano fez e já tá juntando as coisas!" - Avaliação na base do achismo e pelo que falaram pra ele.

"Que merda, aqueles vermes da polícia não respeitam pobres mesmo." - Falou um rapaz alguns minutos antes de compartilhar um cigarrinho do capeta(baseado) com o colega.

Deu pra perceber que era só a nata da sociedade né?

Eu estava só ouvindo e concordando, balançando a cabeça igual a um calango no sol. Algo que tento demonstrar com esse relato é que as pessoas mais pobres e com poucas informações sobre o real valor das coisas são as que consomem para poder dizer que tem e não saem do lugar ou afundam com isso. Gastam com tanta coisa de pouco valor prático na vida que não sobra dinheiro pra outras coisas. Esse colega mesmo estava fazendo faculdade e trancou porque "não tinha dinheiro" pra pagar a mensalidade mas, como disse anteriormente, queria trocar um celular que custa mais de 1000 reais por outro mais caro e mais novo.

Em um dado momento que esse colega, que era o anfitrião do churrasco, contou pra um amigo dele que eu era um dos "picas" lá do trabalho. Mentira pura, mas eu estava acima dele hierarquicamente falando. Só que aí a postura dos caras mudaram, começaram a tratar diferente, com mais respeito, como se não quisessem se queimar ou esperassem que eu conseguisse um emprego pra eles na empresa.

Sério? Pra que isso? A mentalidade dos caras é tão limitada assim a ponto de achar que ganhariam algo com isso? Tentando parecer "sérios" pra um cara bêbado que viu eles falando merda por horas?

Eu sai de um lugar pequeno no interior, vi muita coisa assim e sinceramente não consigo entender se eles realmente acreditavam que a recente mudança de atitude deles mudaria algo ou pelo menos como esse pessoal vive sem pensar no futuro.

Mas deixa pra lá, cada um vive a sua vida.

21 comentários:

  1. Depois esse povo não sabe pq chega no fim da vida, não tem absolutamente nada e aí tem que pedir socorro aos parentes.

    Muito bom quando os posts são esses causos da vida real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles me fizeram lembrar do pai de uma ex-namorada minha. O cara era mestre de obras e ganhava bem, mas não juntou nada por causa da atitude gastadora. Já estava com mais de 60 anos trabalhando duro pq se parasse iria morrer de fome. Enquanto isso a minha ex vivia achando que "A Vida é agora!".

      Excluir
  2. Canguinho muito real o relato, a onda de crédito fácil varreu o orçamento de muitas famílias, nego financiava carro em 60x, televisão em sei lá quantas vezes... Mas a questão da falta de educação financeira é pesada mesmo, mas não se engane pessoas com boa instrução e sem educação financeira também tem um comportamento parecido em relação a aquisição de bens desnecessários para aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60X é pouco, ontem mesmo um colega meu me disse que iria fazer um consórcio de um Honda Fit em 80x, isso pq ele já daria 50% de entrada no carro.

      Excluir
  3. Aqui na grande SP, em bairros pobres e até favelas, sabe com aquelas casas que nem escritura tem, vejo um monte de chimpa com a casa sem acabamento, mas com uma Tucson na garagem, como pode né??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito comum mesmo, tenho uns colegas que ganham menos que eu e estão com carros do ano e até com modelos 2017.

      Excluir
  4. "balançando a cabeça igual a um calango no sol" kkkkkkkkkkkkk
    Meu amigo, o que mais via quando frequentava a casa das amizades mais pobres era coca-cola e pizza para confraternizar com as visitas. Nunca via tanta comida na minha vida, salgados de tudo quanto é tipo e espécie, os mais variados doces e quitutes.

    Também fazia questão de reparar os móveis e sempre era algo do mesmo jeito que você descreveu. Pode a casa estar sem reboco, mas dentro tem uma TV de ultima geração, celular que nem trabalhando 3 meses eu compraria e outras quinquilharias que nunca entraram na minha casa. Por exemplo, aqui em casa, só entra refrigerante quando é para trabalho e mesmo assim é Pepsi e outras marcas genéricas compradas quando está na promoção, fora isso é xarope de guaraná e uma laranja de sobremesa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem refrigerante pra casa eu compro, só de vez em quando eu compro aqueles energéticos de 1 ou 2 litros pra misturar com alguma bebida.

      Nesse churrasco também tinha uma mesa cheia de salgadinhos gordurosos.....kkkk

      Excluir
  5. kkkkkkk, já frequentei churrasco assim também, o melhor a fazer é concordar com eles, infelizmente. Não estão dispostos a se livrarem da matrix.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é melhor que nem saiam. Como dizem os caras lá do BolhaBrasil.org:

      "PAGUEM MEUS JUROS!"

      Excluir
  6. Combo da destruição financeira, rs. Gostei da expressão.

    ResponderExcluir
  7. Madruga, os pobres são assim pois os marqueteiros fazem lavagem cerebral e as escolas não ensinam nada que preste em termos de finanças.O governo ajuda os bancos e operadoras de cartão de crédito a lucrarem cada vez mais.

    Falam mal do Brasil, mas o americanos de classe média vivem cheios de dívidas e pagam juros feito otários também. Lembra da crise de 2008??

    O maior medo dos políticos no mundo todo é ter um povo como os europeus que não têm filhos(pedreiros, prostitutas, soldados, empregadas domésticas etc). Mas gastam todo dinheiro com turismo e Casas de SWING. Os pobres existem para ser explorados.

    Se a mulher pobre começar a pensar, em 30 anos acaba a civilização, não vai mais nascer otário para ganhar salário mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso querem encher a Europa de chimpas do Oriente médio e África, islâmicos principalmente, que não sabem oq é democracia e liberdade

      Excluir
  8. O ser humano é guiado por prazeres de curtos prazo e curtição extrema.

    Aqui o povo pobre compra até dizer chega. Gastam pois têm medo de morrer na mão da polícia.

    Santa Catarina é um estado rico, de colonização europeia, é a capital do CUCKOLDING no Brasil. A capital do Swing está lá. Quanto mais dinheiro os casais têm, mais orgias e chifres os maridos ricos gostam. Leia o livro do repórter MARCOS NOGUEIRA ". SOCIEDADE SECRETA DO SEXO".

    Nenhum empresário ou político quer que o pobre pense. para eles isso é o fim da mamata.

    ResponderExcluir
  9. O problema é a falta de educação financeira, coisa que passa longe dos nossos mestres professores tb, a maioria nem ia querer ensinar, mostrar como vc pode melhorar com o capitalismo? Melhor vc ser outro fudido, mais um pra "causa" contra o sistema... Fora que se vc reparar a maioria das dividas são pra chamar atenção de mulher, roupas, carros, gadgets da maçã, e tb dos pais comprando pra suas princesas inúteis

    ResponderExcluir
  10. Interessante essa parte final de vc se perguntando se eles não se dão conta que mudar o jeito de agir não resolve nada pq ja passaram horas falando merda.
    É uma galera realmente limitada, ignorante. Me lembrou daquele livro Vidas Secas, o personagem principal até se esforça mas não tem capacidade de dizer uma frase decente (dá uma angustia da porra hahaha).
    Enfim, abraço bahiano. Esses posts sobre o cotidiano são muito bons!

    ResponderExcluir
  11. Bela história Canguino. Quando eu vou visitar meus parentes que moram na zona rural já percebi isso que você relatou. São todos iguais. Eu apenas concordo com eles. Dá uma passadinha no meu blog (Estou começando).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Caro blogueiro,
    Se você investe em FIIs, poderia nos ajudar quanto a questão dos elevados custos das correspondências?
    Fiz um post a respeito do assunto e a sua colaboração será bem vinda!
    http://abacusliquid.com/cvm-regras-de-fiis/
    Abraço
    Uó!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz a minha reclamação. Obrigado por informar isso Ábaco.

      Excluir
  13. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir